Entendendo a Dor sacroiliaca

Entendendo a Dor sacroiliaca
11 abr 2017

A dor no sacro ilíaco também é conhecida como dor sacroilíaca, ela ocorre na área lombar e das nádegas. O problema dessa dor é que em muitos casos a origem do incômodo é difícil de ser identificada, e isso pode dificultar o diagnóstico. Para te ajudar um pouco vamos falar sobre essa dor e explicar onde ela se origina, dessa forma você terá mais facilidade para identificar a dor e ajudar seu médico.
O sacro possui uma articulação sacroilíaca que faz junção entre a parte inferior da coluna que é o sacro com a pelve. Os ligamentos são bem fortes, ela precisa ser forte para sustentar o torso quando ficamos de pé.
Quando você sente uma dor nesse local existem alguns motivos, ela pode, por exemplo, ser resultado de uma inflamação ou lesão. O sacro é um osso triangular e grande que se localiza na base da coluna e na parte superior da cavidade pélvica. Ele se conecta a última vértebra lombar e ao osso do cóccix

A pressão exercida nessa região pode comprimir os nervos e originar a dor e com isso o paciente pode sentir algumas limitações de movimento. Muitos fatores podem causar essa doença, a dor sacro ilíaca pode acontecer por causa de lesões traumáticas, gravidez, infecção da articulação sacroilíaca e outros.

Vamos conhecer algumas causas aqui para, quem sabe, evitar algumas delas. É claro que alguns eventos não podem ser evitados como a dor sacro ilíaca na gravidez. Mas em alguns casos é possível evitar, principalmente se você já sofreu com essa dor e sabe como é chato. Você precisa ficar sempre atento e evitar esse incômodo sempre que possível.
Não existe um motivo muito claro de como a dor é causada, existem suspeitas de alteração no movimento normal da articulação e isso pode a principal culpa da dor sacroilíaca. Mas existem algumas causas, o estresse articular, por exemplo, pode ser um dos problemas que causam a dor.

Quando a pessoa exagera demais nos movimentos ou quando faz poucos movimentos a dor também pode aparecer. É claro que esses movimentos estão ligados a articulação e ao osso sacro. Quando o movimento é exagerado a dor é sentida geralmente na parte inferior das costas ou quadril, quando o movimento é pouco a dor ocorre de um lado da região lombar ou nas nádegas e estende-se até as pernas.
Essas são as causas mais comum do problema de dor sacro ilíaco, mas existem outras, assim que você sentir qualquer incomodo nesse local, mesmo que não tenha apresentado nenhuma dessas causas aparentes é interessante procurar um médico.

Sentir qualquer tipo de dor é muito ruim e ninguém gosta, por isso o quanto antes você procurar um médico será melhor.

Nós sempre mostramos algumas causas, geralmente as mais comuns, mas nem sempre é assim que acontece, talvez uma posição prolongada ou uma queda pode causar a dor. Talvez você caiu três dias atrás, mas só agora o problema começou a aparecer. Por isso é tão importante contar tudo ao médico, pois um pequeno detalhe pode fazer uma grande diferença e ajudar no tratamento que veremos logo mais.

Para concluir a questão das causas, devemos informar que se você fez uma cirurgia relacionada a coluna ou outro lugar que tem contato com o sacro é importe visitar o médico e fazer o pós operatório correto. Algumas vezes nesse caso a dor sacro ilíaco pode aparecer e se isso ocorrer você precisa procurar o médico que fez a cirurgia para conferir se está tudo bem.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *